Juliano Cordeiro lança Menu Harmonizado com Tapas.

Curiosidades sobre a história das Tapas! (Texto do Blog: http://culturaespanhola.com.br/blog/o-que-sao-tapas/)

Umas das mais antigas teorias de sua origem remonta o reino de Alfonso X, El Sabio, que durante um período de enfermidade em que lhe foi receitado algumas taças de vinho, ele comia pequenos pedaços de comida entre um gole e outro para amenizar os efeitos do álcool. Das acomodações reais para as tabernas da época, o costume se formou e já não se podia mais servir somente a bebida, ela sempre vinha companhada de um aperitivo para “tapear” a bebedeira.

Ainda neste mesmo período, outra teoria conta que durante o reinado dos Reis Católicos, devido ao grande número de acidentes causados pelos condutores de carroças embriagados ao sair das taberna, os taberneiros se viram obrigados a servirem alguns aperitivos juntamente com o vinho ou a cerveja. Só que tinha um porém: os aperitivos vinham em um pratinho que era posto sobre o copo e só se deveria beber depois de comer. Logo, estes aperitivos serviam de tampa, uma tapa.

Também há a versão de que Fernando II de Aragón solicitou que fosse coberta a sua taça de vinho já que existiam muitas moscas no local. Atendendo ao pedido, o taberneiro trouxe um pedaço de salame ou presunto dizendo Aquí tiene su tapa, majestad.

Gostaram!?

Confira o Post completo no Blog Vamos Receber! Fotos: Rogerio Voltan/ Divulgação. 

buffet zest 16 bx

Vieiras grelhadas com emulsão de açafrão, romã e pistaches

Screen Shot 2015-09-29 at 19.30.14

Batatinhas marinadas com tapenade de azeitonas e tomates confit

 

Screen Shot 2015-09-29 at 19.29.59

Figos envoltos em San Daniele, roquefort e redução de Porto

Screen Shot 2015-09-29 at 19.29.49

Brie com pêra e favos de mel

 

Screen Shot 2015-09-29 at 19.29.39